Saturday, December 30, 2006

BABEL

BABEL, quatro histórias que se cruzam num universo de uma verdadeira Torre de Babel, soberbamente contadas por Alejandro González Iñárritu (Amor Cão, 21 Gramas).

Quandi vi o filme, lembrei-me da Teoria do Caos, que nos conta como o bater das asas de uma borboleta, algures no Oriente, pode provocar uma Avalanche gigantesca, do outro lado do Mundo...

Tudo começa e termina com uma Arma.
A história vivida por quatro famílias, em simultâneo, no mesmo framento de Tempo, mas dispersas por três Continentes diferentes, e em quatro paises.
Uma mescla de Culturas, Línguas, Identidades, Sentimentos e Circunstâncias emocionais, que se cruzam num momento.


Nas areias longínquas do deserto Marroquino (Erfoud), um ingénuo tiro de espingarda detona uma série de acontecimentos que ligam as vidas de um casal americano, dois irmãos marroquinos, uma ama Mexicana que atravessa ilegalmente a fronteira para o México com os dois filhos do casal americano para ir ao casamento do seu filho, e o pai de uma adolescente japonesa (cuja mãe se suicidou) procurado pela polícia em Tóquio.

Em poucos dias, cada um enfrentará a vertigem de estar verdadeiramente só, perdido. Perdido no deserto, no mundo, perdidos de, e em si mesmos.
A forma como o que pode parecer mau numa dada situação, pode ser algo de bom numa outra, leva-nos a relativizar as coisas. Leva-nos a relativizar a Vida...

E por tudo o que é BABEL, considero este filme uma lição de Esperança, uma lição de Vida, e acima de tudo, uma lição de Fé e Humanidade, num Mundo onde o Egoísmo, as Tentações, o Facilitismo, a Arrogância e a Vaidade, o Desespero, e a Solidão, são reflexos de nós próprios, qualquer que seja a Cultura, a Raça, o País, ou a Língua.

Resta-nos o Amor, que ultrapassa todas as barreiras: as Racionais, as Culturais, as Geográficas... e que permanecerá sempre... mesmo no ponto mais obscuro da Terra, dos Tempos, e no mais profundo interior de todo o Ser-Humano...

A Banda Sonora de BABEL é magnífica, e recomendo a todos os que virem o filme... MAIS SOBRE A BANDA-SONORA

OBRIGATÓRIO

Vencedor do Prémio de Melhor Realizador e o Prémio do Júri Ecuménico no Festival de Cannes, BABEL soma já sete nomeações para os Globos de Ouro nas categorias principais.

Friday, December 22, 2006

DÉJÀ VU

Denzel Washington no seu melhor, no papel de um Agente Federal que acaba por ser convidado pelo FBI para investigar o desastre com um Ferry Boat, cuja explosão, matou cerca de 543 pessoas, na quarta-feira de cinzas.

Um desastre misterioso que preocupa as forças de Segurança dos EUA...

O Agente Doug Carlin vai descobrir novas Tecnologias usadas pelo FBI para atravessar as fronteiras do Espaço / Tempo, e que permitem analisar o passado, com algum limite temporal. Talvez o suficiente para... mudar o rumo dos acontecimentos?
Obstinado, Carlin vai levar muito além, a missão que inicialmente tinha em mãos...

Um filme caracterizado por um excelente argumento, que abre uma janela para o mundo da Investigação (e não só), qui çà, num Futuro bem próximo...

Além de Denzel Washington, a participação de Paula Patton, e Val Kilmer são interessantes para o encadear dos acontecimentos.

A NÃO PERDER!

Saturday, December 16, 2006

O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS

Duas mulheres com personlidades bem distintas. Dois continentes distantes.
As suas vidas cruzam-se a partir do momento em uma delas usa a Internet para efecuar uma pesquisa peculiar...

Iris tem a sua casa registada num site de Troca de Casa para Férias, e acaba de sofrer uma dolorosa decepção amorosa já aguardada. Amanda, quer passar o Natal fora dos EUA para esquecer as suas frustrações pessoais.

Dois destinos desconhecidos cruzam-se numa história engraçada, que nos faz rir e sorrir, sempre com o espírito natalício presente.
Definitivamente, a vida de Iris e Amanda não vai voltar a ser a mesma, bem como a vida de algumas das pessoas de quem se vão rodear!

Saiba mais, e não perca esta comédia natalícia recheda com a beleza de Cameron Diaz, o charme de Jude Law, bem como com o humor contagiante de Kate Winslet e o sempre bem-disposto e excelente actor, Jack Black!

Saturday, October 28, 2006

O DIABO VESTE PRADA

Esta história vestida de Luxo, Fashion, Glamour, maquilhada por lutas de Poder e Política, e abrilhantada com a dupla de "Esquemas e Intrigas" - as in almost every business in the World that moves millions of Dollars, "Important" People, and Dreams - diverte-nos, e muito!

Mas sob a forma camuflada da distorção exagerada, mostra-nos a realidade do Mundo da moda, em particular, o de uma das Revista de Moda mais conceituadas do Mundo.
No reino da superficialidade, das Barbies, dos truques e jogos sujos para alcançar objectivos, é claramente perceptível que, ou se entra no "esquema", ou simplesmente... não! Não haverá meio termo!

E para vencer neste meio, como em muitos outros, a inteligência, a integridade, o sacrifício, e os sentimentos, são meros... acessórios de um "mundinho" patético e demasiado simples, que não encaixam num ambiente "Cosmopolitan-Trendy-Hype-Fashion"!

Meryll Streep tem, mais uma vez, uma interpretação EXCELENTE! É uma Sra. Diva!
Última nota: vale a pena "ourelhar" a Banda Sonora! Fica a dica...

A NÃO PERDER!

Tuesday, October 17, 2006

Família à Beira de um Ataque de Nervos!

Apetecia-me ver um filme... Uma comédia!
Após uma rápida pesquisa no CineCartaz do Público... Encontrei!
Ou melhor... Intuí!
- "Deve ser giro, vamos embora!"

Saí rapidamente de casa com um amigo, que entretanto tinha aparecido para beber um café.Lá fomos, um pouco às cegas sobre o filme que iamos ver.
TInhamos 35 minutos para caminhar a passo ultra-rápido, comprar o Bilhete (Pipocas, NÃO!, obrigada), e, quase sem fôlego, lá conseguimos entrar a tempo de ainda ver a publicidade.

Foi uma surpresa total!Pela positiva!
Uma história surpreendente, que nos faz rir e... sorrir.
A história de uma Família com personagens que poderiam perfeitamente existir numa família qualquer, e que caracteriza uma Sociedade cada vez mais individualista, onde pessoas que partilham a mesma casa, raramente se ouvem, pouco ou nada sabem sobre si mesmos, maquilham os problemas porque é geralmente a solução mais fácil, não respeitam opiniões divergentes, e tentam impor as suas pequenas regras castradoras, onde a palavra de ordem é sempre: VENCER!
Pessoas que vivem no mesmo espaço como estranhos, cada um tentando fazer o melhor que pode, por si mesmo.

E este filme, mostra-nos como numa viagem de carro, bem longa, até Los Angeles, em busca do Sonho e da Ilusão, e no seguimento de uma vontade inolvidável de triunfar e brilhar, esta família se cruza com o desespero, sendo no entando impedida de fugir aos problemas que vão surgindo (e não são poucos!), sem poder escapar pela "saída de emergência" da sua rotina, assistindo ao ruir de todos os seus sonhos mais profundos.

Nesta viagem, aprendem uns com os outros, sentem a dor da perda, o poder do perdão, a mágoa da frustração e do reconhecimento das suas fraquezas, discutem, ironizam, apoiam-se, mas unem-se.
Acima de tudo, re-descobrem-se... como pessoas e como família.
E acreditem... vão divertir-se à brava, com eles!

ACONSELHO VIVAMENTE!


Nota: A Banda Sonora, tem o seu "quê" de interessante...
Já disponível no iTunes
Little Miss Sunshine (Original Motion Picture Soundtrack)
http://phobos.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewAlbum?id=159511200&s=143453

Monday, September 25, 2006

WORLD TRADE CENTER

Um dos mais esperados filmes do ano estreou na passada semana.
Acidentalmente, acabei por vê-lo, no passado fim-de-semana, ao
contrário da minha ideia fixa e insistente em ver uma comédia.
Mas o tempo não se compadece com os atrasos, e como tal, acabei
por ver a grande estreia da semana.

Não me arrependi!
Sem dúvida, mais um grande filme de Oliver Stone, em que os sentimentos e a condição humana,
prevalecem sobre efeitos especiais, análises de teorias de conspiração, ou a eventuais preocupações
em mostrar novamente as Torres Gémeas em chamas...

Se fôr ver o World Trade Centre à espera de encontrar este tipo de imagens e argumento, não vá.
Há algumas imagens, como não podia deixar de ser, mas o filme centra-se em como o "abanão" sofrido pelos Estados Unidos e que se reflectiu em todo o mundo Ocidental, causou um forte impacto ao nível das emoções e sentimentos humanos.
Esta é a génese do filme, em que no meio de toneladas de aço, betão e cabos, Stone nos sensibiliza para o mais importante: a mudança de consciência, o verdadeiro abanão na alma, e no que de mais profundo existe no Ser-Humano.
A rotina do "urbano-deprimido" é catapultada e projectada, na descoberta de um Ser-Humano corajoso, profundo e consciente, capaz dos maiores sacrifícios, em prol de todos os que o rodeiam e vivem o sofrimento de um dos maiores horrores da história, no início do século XXI.

Monday, August 28, 2006

VOO 93

Tocante... e Arrepiante!
É impossível ficar quieto na cadeira quando se vê um filme sobre uma história real, recente, e infelizmente... iminente...

O filme retrata de uma forma muito real, as últimas horas de vida dos passageiros que sguiam a bordo do avião da United Airlines, no voo 93, no dia 11 de Setembro.
Seguindo atentamente todas as cenas do filme, passadas essencialmente entre o avião da United, as salas de controlo aéreo de vários aeroportos em alerta, e a base militar americana, é assombroso pensar na vulnerabilidade de tudo e todos à nossa volta...

Imperdível!

A CASA DA LAGOA

Dois actores bonitos (Sandra Bullock e Keanu Reeves), e uma história romântica.
O mix infalível para um filme de uma noite de Verão... :)

BREAK-UP (Separados de Fresco)

Com algumas (senão muitas!) sensações de "Dejá Vu", este é um excelente filme para ver com a cara-metade, pois ambos sentirão algumas semelhanças de certas situações, com as vividas pelas personagens protagonizadas pelo par romântico, Jennifer Aniston e Vince Vaughn.

Divirta-se!