Quandi vi o filme, lembrei-me da Teoria do Caos, que nos conta como o bater das asas de uma borboleta, algures no Oriente, pode provocar uma Avalanche gigantesca, do outro lado do Mundo...
Tudo começa e termina com uma Arma.
A história vivida por quatro famílias, em simultâneo, no mesmo framento de Tempo, mas dispersas por três Continentes diferentes, e em quatro paises.
Uma mescla de Culturas, Línguas, Identidades, Sentimentos e Circunstâncias emocionais, que se cruzam num momento.
Nas areias longínquas do deserto Marroquino (Erfoud), um ingénuo tiro de espingarda detona uma série de acontecimentos que ligam as vidas de um casal americano, dois irmãos marroquinos, uma ama Mexicana que atravessa ilegalmente a fronteira para o México com os dois filhos do casal americano para ir ao casamento do seu filho, e o pai de uma adolescente japonesa (cuja mãe se suicidou) procurado pela polícia em Tóquio.
Em poucos dias, cada um enfrentará a vertigem de estar verdadeiramente só, perdido. Perdido no deserto, no mundo, perdidos de, e em si mesmos.
A forma como o que pode parecer mau numa dada situação, pode ser algo de bom numa outra, leva-nos a relativizar as coisas. Leva-nos a relativizar a Vida...
E por tudo o que é BABEL, considero este filme uma lição de Esperança, uma lição de Vida, e acima de tudo, uma lição de Fé e Humanidade, num Mundo onde o Egoísmo, as Tentações, o Facilitismo, a Arrogância e a Vaidade, o Desespero, e a Solidão, são reflexos de nós próprios, qualquer que seja a Cultura, a Raça, o País, ou a Língua.
Resta-nos o Amor, que ultrapassa todas as barreiras: as Racionais, as Culturais, as Geográficas... e que permanecerá sempre... mesmo no ponto mais obscuro da Terra, dos Tempos, e no mais profundo interior de todo o Ser-Humano...
A Banda Sonora de BABEL é magnífica, e recomendo a todos os que virem o filme... MAIS SOBRE A BANDA-SONORA
OBRIGATÓRIO
Vencedor do Prémio de Melhor Realizador e o Prémio do Júri Ecuménico no Festival de Cannes, BABEL soma já sete nomeações para os Globos de Ouro nas categorias principais.