Saturday, December 30, 2006

BABEL

BABEL, quatro histórias que se cruzam num universo de uma verdadeira Torre de Babel, soberbamente contadas por Alejandro González Iñárritu (Amor Cão, 21 Gramas).

Quandi vi o filme, lembrei-me da Teoria do Caos, que nos conta como o bater das asas de uma borboleta, algures no Oriente, pode provocar uma Avalanche gigantesca, do outro lado do Mundo...

Tudo começa e termina com uma Arma.
A história vivida por quatro famílias, em simultâneo, no mesmo framento de Tempo, mas dispersas por três Continentes diferentes, e em quatro paises.
Uma mescla de Culturas, Línguas, Identidades, Sentimentos e Circunstâncias emocionais, que se cruzam num momento.


Nas areias longínquas do deserto Marroquino (Erfoud), um ingénuo tiro de espingarda detona uma série de acontecimentos que ligam as vidas de um casal americano, dois irmãos marroquinos, uma ama Mexicana que atravessa ilegalmente a fronteira para o México com os dois filhos do casal americano para ir ao casamento do seu filho, e o pai de uma adolescente japonesa (cuja mãe se suicidou) procurado pela polícia em Tóquio.

Em poucos dias, cada um enfrentará a vertigem de estar verdadeiramente só, perdido. Perdido no deserto, no mundo, perdidos de, e em si mesmos.
A forma como o que pode parecer mau numa dada situação, pode ser algo de bom numa outra, leva-nos a relativizar as coisas. Leva-nos a relativizar a Vida...

E por tudo o que é BABEL, considero este filme uma lição de Esperança, uma lição de Vida, e acima de tudo, uma lição de Fé e Humanidade, num Mundo onde o Egoísmo, as Tentações, o Facilitismo, a Arrogância e a Vaidade, o Desespero, e a Solidão, são reflexos de nós próprios, qualquer que seja a Cultura, a Raça, o País, ou a Língua.

Resta-nos o Amor, que ultrapassa todas as barreiras: as Racionais, as Culturais, as Geográficas... e que permanecerá sempre... mesmo no ponto mais obscuro da Terra, dos Tempos, e no mais profundo interior de todo o Ser-Humano...

A Banda Sonora de BABEL é magnífica, e recomendo a todos os que virem o filme... MAIS SOBRE A BANDA-SONORA

OBRIGATÓRIO

Vencedor do Prémio de Melhor Realizador e o Prémio do Júri Ecuménico no Festival de Cannes, BABEL soma já sete nomeações para os Globos de Ouro nas categorias principais.

Friday, December 22, 2006

DÉJÀ VU

Denzel Washington no seu melhor, no papel de um Agente Federal que acaba por ser convidado pelo FBI para investigar o desastre com um Ferry Boat, cuja explosão, matou cerca de 543 pessoas, na quarta-feira de cinzas.

Um desastre misterioso que preocupa as forças de Segurança dos EUA...

O Agente Doug Carlin vai descobrir novas Tecnologias usadas pelo FBI para atravessar as fronteiras do Espaço / Tempo, e que permitem analisar o passado, com algum limite temporal. Talvez o suficiente para... mudar o rumo dos acontecimentos?
Obstinado, Carlin vai levar muito além, a missão que inicialmente tinha em mãos...

Um filme caracterizado por um excelente argumento, que abre uma janela para o mundo da Investigação (e não só), qui çà, num Futuro bem próximo...

Além de Denzel Washington, a participação de Paula Patton, e Val Kilmer são interessantes para o encadear dos acontecimentos.

A NÃO PERDER!

Saturday, December 16, 2006

O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS

Duas mulheres com personlidades bem distintas. Dois continentes distantes.
As suas vidas cruzam-se a partir do momento em uma delas usa a Internet para efecuar uma pesquisa peculiar...

Iris tem a sua casa registada num site de Troca de Casa para Férias, e acaba de sofrer uma dolorosa decepção amorosa já aguardada. Amanda, quer passar o Natal fora dos EUA para esquecer as suas frustrações pessoais.

Dois destinos desconhecidos cruzam-se numa história engraçada, que nos faz rir e sorrir, sempre com o espírito natalício presente.
Definitivamente, a vida de Iris e Amanda não vai voltar a ser a mesma, bem como a vida de algumas das pessoas de quem se vão rodear!

Saiba mais, e não perca esta comédia natalícia recheda com a beleza de Cameron Diaz, o charme de Jude Law, bem como com o humor contagiante de Kate Winslet e o sempre bem-disposto e excelente actor, Jack Black!